“Lisboa à Mesa”, por Virgílio Gomes

Com uma vida ligada ao mundo da gastronomia nas suas várias vertentes (como gestor, consultor, cronista, investigador, autor de livros e bom garfo) Virgílio Nogueiro Gomes é um dos maiores  especialistas da área em Portugal. Fico por isso muito agradecido com a recensão que faz ao “Lisboa à Mesa – Guia Onde Comer. Onde Comprar” no seu blogue Virgiliogomes.com.

Como um guia afirmo já a minha preferência por ser assinado. Nada pior que guias anónimos. Depois é a grande vantagem de quem assina este. Miguel Pires tem vindo a afirmar-se com uma escrita cuidada, informada e com um cariz muito próprio que lhe é peculiar. Eu já lhe disse, a ele, que aprecio a forma como escreve. E o critério de avaliação que utiliza é revelador de quem sente os produtos e conhece bem a forma de os transformar.

(…) O Miguel Pires tem a consciência que um crítico não é dono de verdades absolutas. Fazer crónicas de restaurantes tem vindo a preencher muitos espaços. Agora crítica séria e rigorosa vai ficando só para alguns e nesses incluo o Miguel Pires. Por isso esta minha recomendação em forma de crónica. Quem não anda por perto de Lisboa, talvez este guia lhes abra o apetite e venham a descobrir os prazeres da mesa nestas paragens.

Anúncios